Pular para o conteúdo principal

Prefeitura inicia cadastramento de produtores de cultura e artes

A Assessoria Especial de Cultura iniciou nesta quinta-feira (25), o cadastramento dos produtores de cultura e artes e dos artesãos de todo o município. A inscrição é realizada na Casa da Cultura, no Centro, e o objetivo é fazer um levantamento para obter um melhor conhecimento quantitativo e qualitativo da cidade.Segundo a Assessoria, os dados obtidos também permitirão a organização de encontros e debates.

O Assessor de Cultura, Rafael Fioratto, explica que já foi realizado um cadastramento dos artesãos pela Assessoria Especial de Cultura e dos produtores de cultura e artes, pelo Conselho de Cultura, durante os fóruns realizados na cidade,porém, a Prefeitura quer dar continuidade a esse trabalho. Para fazer o cadastro os produtores de cultura e artes podem comparecer pessoalmente ou acessar o link https://goo.gl/forms/YdllDf5KSRvEMJQa2. Já os artesão precisam comparecer a Casa da Cultura para efetuar a inscrição.

Além do cadastro municipal na Unidade Cultural, os interessados também poderão fazer o cadastramento do Núcleo de Políticas Culturais da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro  realizado por meio de uma  plataforma digital de cadastro da Secretaria de Estado de Cultura no linkhttp://www.cultura.rj.gov.br/materias/sec-cadastra-artistas-tecnicos-produtores-e-agentes-culturais-do-estado-do-rio-de-janeiro.Nesse caso o cadastro também  poderá ser feito pela internet, a qualquer momento e de onde o interessado estiver.

 - É importante que os artistas façam os cadastros para que políticas públicas sejam planejadas a partir dos dados que essas pesquisas vão gerar.  Essas iniciativas são uma forma de conhecer quem faz arte e consequentemente  valorizar e incentivar através de projetos e oportunidades, disse Rafael Fioratto.

A Casa da Cultura fica localizada na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro. O telefone de contato é (24) 3352 2077. As inscrições são realizadas das 08h às 12h e das 13h30 às 17 horas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itatiaia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penedo não receberá agendamentos de ônibus de turismo durante o XXII Encontro Internacional de Motociclistas

A Secretaria de Turismo do município informa que de 02 a 05 de agosto, quando acontece o XXII Encontro Internacional de Motociclistas de Penedo, não serão realizados agendamentos para a entrada de ônibus, microônibus e vans de turismo no bairro. O motivo, segundo o subsecretário de Turismo, José de Luca, é o grande número de pessoas e veículos que o bairro recebe durante o período.
- Essa é uma época do ano em que Penedo recebe um número maior de visitantes e de veículos, incluindo as motocicletas e para garantir maior fluidez do trânsito, durante esse período de 02 a 05 de agosto não faremos agendamentos dos veículos de turismo para o bairro, disse.
O subsecretário informou ainda que o agendamento para visitar as demais regiões da cidade, como a área central da cidade, onde está localizada o Parque Nacional do Itatiaia e a região de Maromba e Maringá seguem normalmente.
Desde a publicação da Lei Municipal nº 888, no final de junho, o número de autorizações para circulação e estacionament…

Guarda Municipal reforça o trânsito próximo as cachoeiras do município

Com a chegada do verão,a Guarda Civil Municipal de Itatiaia intensificou o trabalho de ordenamento do trânsito nas estradas próximas aos balneários do município. O motivo foi o aumento do fluxo de veículos na proximidade das cachoeiras mais frequentadas pelos banhistas.
De acordo com o Comandante da Corporação, Edson Bento Expedito, o trabalho de ordenamento vem sendo realizado nas áreas turísticas mais movimentadas, como nas cachoeiras de Penedo, Maromba, Maringá e no balneário na estrada do Parque Nacional.
O comandante explica também que além dos agentes que ficam baseados próximo aos balneários, o trabalho conta com o suporte de motociclistas e de viaturas fazendo a roda permanente.
- Nessa época do ano sabemos que o fluxo de pessoas e de veículos aumenta muito nessas regiões e a finalidade desse trabalho é garantir a fluidez do trânsito nessas áreas. No balneário da Estrada do Parque Nacional contamos com uma viatura e três agentes baseados no local e um pouco mais acima, na localid…

Inscrições abertas para cursos da Casa da Cultura em 2018

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Assessoria Especial de Cultura, recebe a partir desta terça-feira as inscrições para os cursos da Casa da Cultura em 2018. As aulas terão início no dia 19 de fevereiro e serão disponibilizadas gratuitamente 44 turmas, em 15 modalidades, com aulas de dança, teatro, artesanato e audiovisual.
De acordo com o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto, em fevereiro serão feitas audições para o grupo profissional do Ritmos Grupo de Dança que faz aulas ao sábado.
- Em 2018 vamos consolidar o planejamento de tudo que começamos a implementar no ano anterior. Estamos trabalhando para que os grupos culturais do município tenham visibilidade e oportunidade na Cultura de Itatiaia. Estamos terminando as adequações de horário para as aulas de música, por isso divulgaremos em breve a data de inscrição. Teremos audição para o grupo profissional do Ritmos Grupo de dança que faz aula aos sábados na Casa da Cultura e representou a cidade em diversas concursos nac…