Pular para o conteúdo principal

Casa da Cultura de Itatiaia recebe show "Vinícius de Moraes é demais!", nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira (16), na Casa da Cultura de Itatiaia, a II “Semana Vinicius de Moraes em Itatiaia”, em homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, que faria 106 no dia 19 de outubro. A programação vai até sábado (19), com atrações na Casa de Cultura, no Centro, e no restaurante Jazz Village Bistrô, em Penedo.

Com entrada gratuita, o show de abertura oficial da “II Semana Vinicius de Moraes em Itatiaia” será nesta quarta-feira (16), às 20h, na Casa da Cultura de Itatiaia. O show “VINICIUS DE MORAES...É DEMAIS!” é um espetáculo de música, teatro e poesia e conta com André Whately (Direção e Interpretação), Beto Oliveira (Voz e Violão), Cláudia Martins (Voz), Luis Lima (Percussão) e a participação especial da atriz e cantora Mariana de Moraes, neta de Vinicius de Moraes.

- Receberemos um espetáculo consagrado, são 25 anos de sucesso e em Itatiaia, com a presença especial da Mariana, neta de Vinicius. Além de ser uma ótima opção cultural, um espetáculo de alta qualidade, as pessoas poderão entender essa importante ligação do poeta com a nossa cidade e será emocionante. Ano passado, a primeira edição foi um verdadeiro sucesso e a expectativa é a melhor para esse ano – afirmou o Superintendente de Cultura de Itatiaia, Rafael Fioratto.

A ‘Semana Vinicius de Moraes’ foi criada e instituída, por lei, no calendário municipal, em 2018, pela Câmara Municipal de Itatiaia e sancionada pelo Executivo. O objetivo é homenagear Vinicius, divulgar essa ligação que ele tinha com Itatiaia e aproximar o poeta e suas obras da população. A Lei determina ainda que o trabalho do autor seja divulgado, valorizando sua versatilidade, que inclui clássicos na poesia, música e teatro.

O ator e diretor André Whately, que há 25 anos encena o espetáculo “Vinicius de Moraes é demais” e trabalha para que a história do poeta seja cada vez mais popular conta que a presença do poeta, em Itatiaia, foi algo marcante.

- Quando eu resolvi montar esse espetáculo eu não mergulhei apenas na poesia, na música e nas parcerias de Vinicius. Pesquisei e encontrei uma literatura que me descortinou a vida dele, ainda jovem, com 19 anos e suas constantes passagens pela serra do Itatiaia e como esse seu contato com a natureza exuberante daqui, o influenciou a escrever seus três primeiros livros, assim como poesias em homenagem à localidade, como “Por do Sol em Itatiaia” de 1940 e cartas enviadas a sua mãe. Depois, já sendo o grande Vinícius de Moraes, ele continuava vindo para cá, aí então se hospedando em hotel dentro do Parque Nacional. Por tudo isso eu entendia que a nossa região, que Itatiaia precisava colocar uma luz sobre essa história. Sobre esse convívio com um dos artistas mais destacados de nossas letras e de nossa música – explicou André Whately.

PROGRAMAÇÃO:

EM ITATIAIA – CASA DA CULTURA
(Rua Antônio Gomes 331, Centro)

Dia 16/10 (quarta-feira)
20h: Show “Vinicius de Moraes...é demais!”. Entrada Gratuita
EM PENEDO – JAZZ VILLAGE BISTRÔ
(Rua Toivo Suni 33)

Dia 17/10 (quinta-feira)
20h: Abertura do “1º Salão de Artes Vinicius de Moraes”. Entrada Gratuita
20h30: Apresentação do ‘Coral do Visconde’, de Visconde de Mauá. Entrada Gratuita

Dia 18/10 (sexta-feira)
19h: Conversa com o escritor e poeta carioca, Augusto Sérgio Bastos em “A Vida e arte: o encontro de Vinicius de Moraes com Ferreira Gullar”. Moderador: jornalista e escritor Laís Amaral Junior. Entrada Gratuita.
21h: Show “Se todos fossem iguais a Vinicius” com o Duo Instrumental e a cantora Izzy Gordon. (Couvert Artísitico).
Dia 19/10 (sábado)
19h: Papo com o escritor e jornalista carioca Sergio Fonta em “Conversa com Vinícius”, uma entrevista em áudio inédita realizada na década de 80. Moderador: professor e historiador Marcos Cotrim. Entrada Gratuita.
21h: Show “O encontro de Vinícius de Moraes e Baden Powell”, com o violonista Marcel Powell e o ator André Whately. (Couvert Artístico).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura recebe professores universitários para tratar sobre tombamento de afloramento geológico em Itatiaia

A Secretaria de Planejamento e a Assessoria Especial de Cultura receberam na última quinta-feira (11) professores e mestrandos de faculdades federais do Rio de Janeiro para uma reunião sobre tombamento do afloramento de Itatiaia.
A reunião contou com a presença do representante do Museu Nacional e professor Dr da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renato Ramos, da professora Dra Soraya Carelli da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da professora MS Elisabete Rocha da Universidade UniBH e do geólogo e mestrando da UFRJ, Ricardo Leite.
Durante o encontro foi apresentado o panorama da formação geológica da cidade, indicado os pontos de interesse para receber os painéis interpretativos do projeto ‘Caminhos Geológicos’, apresentado os trabalhos científicos que tem o afloramento como ponto de estudo e pedido o tombamento do local que se caracteriza um campo escola de estudo de rocha sedimentar.
- Nosso objetivo é preservar as riquezas geológicas que tem sumido …

Guarda Municipal reforça o trânsito próximo as cachoeiras do município

Com a chegada do verão,a Guarda Civil Municipal de Itatiaia intensificou o trabalho de ordenamento do trânsito nas estradas próximas aos balneários do município. O motivo foi o aumento do fluxo de veículos na proximidade das cachoeiras mais frequentadas pelos banhistas.
De acordo com o Comandante da Corporação, Edson Bento Expedito, o trabalho de ordenamento vem sendo realizado nas áreas turísticas mais movimentadas, como nas cachoeiras de Penedo, Maromba, Maringá e no balneário na estrada do Parque Nacional.
O comandante explica também que além dos agentes que ficam baseados próximo aos balneários, o trabalho conta com o suporte de motociclistas e de viaturas fazendo a roda permanente.
- Nessa época do ano sabemos que o fluxo de pessoas e de veículos aumenta muito nessas regiões e a finalidade desse trabalho é garantir a fluidez do trânsito nessas áreas. No balneário da Estrada do Parque Nacional contamos com uma viatura e três agentes baseados no local e um pouco mais acima, na localid…

Turismo em Itatiaia contou com realizações importantes em 2017

Algumas ações importantes contribuíram para modificar o cenário do turismo em Itatiaia em 2017. Dentre elas está o trabalho de divulgação da cidade em feiras e eventos realizados pelo país,onde além de divulgar Itatiaia e atrair novos turistas, os representantes da Secretaria Municipal de Turismo trocaram experiências que somaram ao trabalho do município.
Em 2017, as belezas e peculiaridades de Itatiaia foram apresentadas  no  Projeto "Cidades Maravilhosas”, que aconteceu no Rio de Janeiro,no XII Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu e na 45ª edição da Abav Expo Internacional de Turismo, em São Paulo. Itatiaia também foi representada durante Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, realizado na cidade de Vassouras.
O objetivo dos eventos foi aproximar os gestores municipais, estaduais e os representantes da iniciativa privada ligados ao turismo para articular ações e projetos em prol do segmento.
Já no âmbito local, foram destaques realizações da P…