Pular para o conteúdo principal

Prefeitura recebe professores universitários para tratar sobre tombamento de afloramento geológico em Itatiaia

A Secretaria de Planejamento e a Assessoria Especial de Cultura receberam na última quinta-feira (11) professores e mestrandos de faculdades federais do Rio de Janeiro para uma reunião sobre tombamento do afloramento de Itatiaia.

A reunião contou com a presença do representante do Museu Nacional e professor Dr da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renato Ramos, da professora Dra Soraya Carelli da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da professora MS Elisabete Rocha da Universidade UniBH e do geólogo e mestrando da UFRJ, Ricardo Leite.

Durante o encontro foi apresentado o panorama da formação geológica da cidade, indicado os pontos de interesse para receber os painéis interpretativos do projeto ‘Caminhos Geológicos’, apresentado os trabalhos científicos que tem o afloramento como ponto de estudo e pedido o tombamento do local que se caracteriza um campo escola de estudo de rocha sedimentar.

- Nosso objetivo é preservar as riquezas geológicas que tem sumido com a urbanização e esse afloramento é um campo escola importante para os estudos de rocha sedimentar. Há um interesse científico didático nessa ação, pois várias turmas de universidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais vem até esse ponto que hoje é o melhor local para estudo. Além de preservar, queremos sinalizar essa bacia que é a única que tem, por exemplo, carvão mineral e fósseis de pólen de mais de 30 milhões de ano - explicou Renato Ramos do Museu Nacional.

Desde 2017, os professores estudam pontos na cidade para receber o Projeto ‘Caminhos Geológicos’ do Departamento de Recursos Minerais (DRM) do Rio de Janeiro. O projeto consiste na colocação de painéis interpretativos sobre a evolução geológica do estado para que o cidadão tenha acesso à informação e perceba a complexidade e o tempo que a natureza leva para construir a paisagem. Itatiaia será a primeira cidade do sul do Estado a aderir e implantar estas placas.

- Vamos providenciar, juntamente com a Secretaria de Planejamento, os trâmites legais para o tombamento do local, pois é importante que a população conheça como se deu a formação da cidade onde hoje vivemos. Com este afloramento o município passa a abrigar uma área de interesse educacional e estaremos no roteiro de estudos de grandes universidades. É muito interessante saber que em um barranco que vemos sempre no nosso dia-a-dia há registro do solo e de plantas formado há 30 milhões de anos, coisa que só com informação acadêmica nos damos conta – relatou o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto.


Fonte: Prefeitura Municipal de Itatiaia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura inicia cadastramento de produtores de cultura e artes

A Assessoria Especial de Cultura iniciou nesta quinta-feira (25), o cadastramento dos produtores de cultura e artes e dos artesãos de todo o município. A inscrição é realizada na Casa da Cultura, no Centro, e o objetivo é fazer um levantamento para obter um melhor conhecimento quantitativo e qualitativo da cidade.Segundo a Assessoria, os dados obtidos também permitirão a organização de encontros e debates. O Assessor de Cultura, Rafael Fioratto, explica que já foi realizado um cadastramento dos artesãos pela Assessoria Especial de Cultura e dos produtores de cultura e artes, pelo Conselho de Cultura, durante os fóruns realizados na cidade,porém, a Prefeitura quer dar continuidade a esse trabalho. Para fazer o cadastro os produtores de cultura e artes podem comparecer pessoalmente ou acessar o link  https://goo.gl/forms/YdllDf5KSRvEMJQa2 . Já os artesão precisam comparecer a Casa da Cultura para efetuar a inscrição. Além do cadastro municipal na Unidade Cultural, os interessados

Penedo tem novos procedimentos para a entrada de vans e ônibus de turismo

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo divulgou os novos procedimentos para a entrada de ônibus e vans de turismo em Penedo. As orientações que vem sendo repassadas aos condutores desde o último fim de semana (19 e 20), tem como objetivo promover o ordenamento do transito. De acordo com a secretária de Turismo, Roberta Dias, as alternativas para melhorar o fluxo do transito no bairro, bem como as soluções para os estacionamentos destes transportes e a forma de divulgação de informações aos condutores, foram definidos durante reunião realizada na semana passada com representantes das secretarias de Turismo, Ordem Pública e suas divisões (Guarda Municipal e DETRA – Divisão Executiva de Trânsito) e do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Itatiaia. Os novos procedimentos prevêem o estabelecimento de locais específicos para embarque e desembarque, estacionamento e manobra, bem como cadastramento dos motoristas, empresas de ônibus e guias de turismo profissi

Casa da Cultura de Itatiaia recebe show "Vinícius de Moraes é demais!", nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira (16), na Casa da Cultura de Itatiaia, a II “Semana Vinicius de Moraes em Itatiaia”, em homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, que faria 106 no dia 19 de outubro. A programação vai até sábado (19), com atrações na Casa de Cultura, no Centro, e no restaurante Jazz Village Bistrô, em Penedo. Com entrada gratuita, o show de abertura oficial da “II Semana Vinicius de Moraes em Itatiaia” será nesta quarta-feira (16), às 20h, na Casa da Cultura de Itatiaia. O show “VINICIUS DE MORAES...É DEMAIS!” é um espetáculo de música, teatro e poesia e conta com André Whately (Direção e Interpretação), Beto Oliveira (Voz e Violão), Cláudia Martins (Voz), Luis Lima (Percussão) e a participação especial da atriz e cantora Mariana de Moraes, neta de Vinicius de Moraes. - Receberemos um espetáculo consagrado, são 25 anos de sucesso e em Itatiaia, com a presença especial da Mariana, neta de Vinicius. Além de ser uma ótima opção cultural, um espetáculo de alta qualidade, a