Pular para o conteúdo principal

Prefeitura recebe professores universitários para tratar sobre tombamento de afloramento geológico em Itatiaia

A Secretaria de Planejamento e a Assessoria Especial de Cultura receberam na última quinta-feira (11) professores e mestrandos de faculdades federais do Rio de Janeiro para uma reunião sobre tombamento do afloramento de Itatiaia.

A reunião contou com a presença do representante do Museu Nacional e professor Dr da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renato Ramos, da professora Dra Soraya Carelli da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da professora MS Elisabete Rocha da Universidade UniBH e do geólogo e mestrando da UFRJ, Ricardo Leite.

Durante o encontro foi apresentado o panorama da formação geológica da cidade, indicado os pontos de interesse para receber os painéis interpretativos do projeto ‘Caminhos Geológicos’, apresentado os trabalhos científicos que tem o afloramento como ponto de estudo e pedido o tombamento do local que se caracteriza um campo escola de estudo de rocha sedimentar.

- Nosso objetivo é preservar as riquezas geológicas que tem sumido com a urbanização e esse afloramento é um campo escola importante para os estudos de rocha sedimentar. Há um interesse científico didático nessa ação, pois várias turmas de universidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais vem até esse ponto que hoje é o melhor local para estudo. Além de preservar, queremos sinalizar essa bacia que é a única que tem, por exemplo, carvão mineral e fósseis de pólen de mais de 30 milhões de ano - explicou Renato Ramos do Museu Nacional.

Desde 2017, os professores estudam pontos na cidade para receber o Projeto ‘Caminhos Geológicos’ do Departamento de Recursos Minerais (DRM) do Rio de Janeiro. O projeto consiste na colocação de painéis interpretativos sobre a evolução geológica do estado para que o cidadão tenha acesso à informação e perceba a complexidade e o tempo que a natureza leva para construir a paisagem. Itatiaia será a primeira cidade do sul do Estado a aderir e implantar estas placas.

- Vamos providenciar, juntamente com a Secretaria de Planejamento, os trâmites legais para o tombamento do local, pois é importante que a população conheça como se deu a formação da cidade onde hoje vivemos. Com este afloramento o município passa a abrigar uma área de interesse educacional e estaremos no roteiro de estudos de grandes universidades. É muito interessante saber que em um barranco que vemos sempre no nosso dia-a-dia há registro do solo e de plantas formado há 30 milhões de anos, coisa que só com informação acadêmica nos damos conta – relatou o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto.


Fonte: Prefeitura Municipal de Itatiaia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura inicia cadastramento de produtores de cultura e artes

A Assessoria Especial de Cultura iniciou nesta quinta-feira (25), o cadastramento dos produtores de cultura e artes e dos artesãos de todo o município. A inscrição é realizada na Casa da Cultura, no Centro, e o objetivo é fazer um levantamento para obter um melhor conhecimento quantitativo e qualitativo da cidade.Segundo a Assessoria, os dados obtidos também permitirão a organização de encontros e debates. O Assessor de Cultura, Rafael Fioratto, explica que já foi realizado um cadastramento dos artesãos pela Assessoria Especial de Cultura e dos produtores de cultura e artes, pelo Conselho de Cultura, durante os fóruns realizados na cidade,porém, a Prefeitura quer dar continuidade a esse trabalho. Para fazer o cadastro os produtores de cultura e artes podem comparecer pessoalmente ou acessar o link  https://goo.gl/forms/YdllDf5KSRvEMJQa2 . Já os artesão precisam comparecer a Casa da Cultura para efetuar a inscrição. Além do cadastro municipal na Unidade Cultural, os inte...

Guarda Municipal reforça o trânsito próximo as cachoeiras do município

Com a chegada do verão, a Guarda Civil Municipal de Itatiaia intensificou o trabalho de ordenamento do trânsito nas estradas próximas aos balneários do município. O motivo foi o aumento do fluxo de veículos na proximidade das cachoeiras mais frequentadas pelos banhistas. De acordo com o Comandante da Corporação, Edson Bento Expedito, o trabalho de ordenamento vem sendo realizado nas áreas turísticas mais movimentadas, como nas cachoeiras de Penedo, Maromba, Maringá e no balneário na estrada do Parque Nacional. O comandante explica também que além dos agentes que ficam baseados próximo aos balneários, o trabalho conta com o suporte de motociclistas e de viaturas fazendo a roda permanente. - Nessa época do ano sabemos que o fluxo de pessoas e de veículos aumenta muito nessas regiões e a finalidade desse trabalho é garantir a fluidez do trânsito nessas áreas. No balneário da Estrada do Parque Nacional contamos com uma viatura e três agentes baseados no local e um pouco...

Primeira etapa das obras da BR-485, estrada do Parque Nacional, foi concluída

A primeira parte das obras de recuperação e restauração da BR - 485 (Estrada do Parque – Wanderbilt Duarte de Barros), que consiste no trecho da Portaria do Parque Nacional do Itatiaia até a ponte do Conora, foi concluída na última semana. A obra está sendo realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do CREMA - Contrato de Restauração e Manutenção, que é desenvolvido a partir do Programa de Restauração e Descentralização de Rodovias Federais. O serviço, que teve início em setembro, prevê a drenagem, o recapeamento  e um novo asfalto em algumas partes ,além  do processo de manutenção e conservação, conforme explica o secretário de Planejamento, Carlos César Aires.  - Hoje as obras estão vindo de dentro do Parque Nacional em direção a parte urbana da cidade. Toda ação realizada é um trabalho técnico que está pensando também na captação das águas pluviais. Essa é uma obra de dois...