Pular para o conteúdo principal

Prefeitura recebe professores universitários para tratar sobre tombamento de afloramento geológico em Itatiaia

A Secretaria de Planejamento e a Assessoria Especial de Cultura receberam na última quinta-feira (11) professores e mestrandos de faculdades federais do Rio de Janeiro para uma reunião sobre tombamento do afloramento de Itatiaia.

A reunião contou com a presença do representante do Museu Nacional e professor Dr da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renato Ramos, da professora Dra Soraya Carelli da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da professora MS Elisabete Rocha da Universidade UniBH e do geólogo e mestrando da UFRJ, Ricardo Leite.

Durante o encontro foi apresentado o panorama da formação geológica da cidade, indicado os pontos de interesse para receber os painéis interpretativos do projeto ‘Caminhos Geológicos’, apresentado os trabalhos científicos que tem o afloramento como ponto de estudo e pedido o tombamento do local que se caracteriza um campo escola de estudo de rocha sedimentar.

- Nosso objetivo é preservar as riquezas geológicas que tem sumido com a urbanização e esse afloramento é um campo escola importante para os estudos de rocha sedimentar. Há um interesse científico didático nessa ação, pois várias turmas de universidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais vem até esse ponto que hoje é o melhor local para estudo. Além de preservar, queremos sinalizar essa bacia que é a única que tem, por exemplo, carvão mineral e fósseis de pólen de mais de 30 milhões de ano - explicou Renato Ramos do Museu Nacional.

Desde 2017, os professores estudam pontos na cidade para receber o Projeto ‘Caminhos Geológicos’ do Departamento de Recursos Minerais (DRM) do Rio de Janeiro. O projeto consiste na colocação de painéis interpretativos sobre a evolução geológica do estado para que o cidadão tenha acesso à informação e perceba a complexidade e o tempo que a natureza leva para construir a paisagem. Itatiaia será a primeira cidade do sul do Estado a aderir e implantar estas placas.

- Vamos providenciar, juntamente com a Secretaria de Planejamento, os trâmites legais para o tombamento do local, pois é importante que a população conheça como se deu a formação da cidade onde hoje vivemos. Com este afloramento o município passa a abrigar uma área de interesse educacional e estaremos no roteiro de estudos de grandes universidades. É muito interessante saber que em um barranco que vemos sempre no nosso dia-a-dia há registro do solo e de plantas formado há 30 milhões de anos, coisa que só com informação acadêmica nos damos conta – relatou o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto.


Fonte: Prefeitura Municipal de Itatiaia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guarda Municipal reforça o trânsito próximo as cachoeiras do município

Com a chegada do verão,a Guarda Civil Municipal de Itatiaia intensificou o trabalho de ordenamento do trânsito nas estradas próximas aos balneários do município. O motivo foi o aumento do fluxo de veículos na proximidade das cachoeiras mais frequentadas pelos banhistas.
De acordo com o Comandante da Corporação, Edson Bento Expedito, o trabalho de ordenamento vem sendo realizado nas áreas turísticas mais movimentadas, como nas cachoeiras de Penedo, Maromba, Maringá e no balneário na estrada do Parque Nacional.
O comandante explica também que além dos agentes que ficam baseados próximo aos balneários, o trabalho conta com o suporte de motociclistas e de viaturas fazendo a roda permanente.
- Nessa época do ano sabemos que o fluxo de pessoas e de veículos aumenta muito nessas regiões e a finalidade desse trabalho é garantir a fluidez do trânsito nessas áreas. No balneário da Estrada do Parque Nacional contamos com uma viatura e três agentes baseados no local e um pouco mais acima, na localid…

Itatiaia abre inscrições de artistas para participarem do projeto "A Cor de Juliana"

A Secretaria Municipal de Educação está com as inscrições abertas, até o dia 8 de abril, para artistas plásticos que queiram participar do Projeto A Cor de Juliana. Os interessados devem enviar uma mensagem para o e-mail acordejuliana@outlook.com, colocando no assunto a frase “quero participar”.
O projeto, nesta edição com o tema “Centenário do Samba”, acontecerá dia 10 de abril, na Rua Juliana Campos Neves, a partir das 8h. As pinturas serão feitas em muros de casas que ainda não foram agraciadas na primeira edição, no entorno da Escola Municipal Padre José Wyrwinski. Os moradores que desejarem, devem procurar a escola para cadastrar os muros de suas casas.
Os artistas menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis ou com autorização dos mesmos. Os organizadores do projeto fornecerão um kit de pintura, com pincel, rolo, tintas e pigmentos. Caso o artista inscrito queira, pode levar seu próprio material. 
O Projeto tem por objetivo criar uma galeria de arte urbana em ponto…

Casa da Cultura de Itatiaia recebe show "Vinícius de Moraes é demais!", nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira (16), na Casa da Cultura de Itatiaia, a II “Semana Vinicius de Moraes em Itatiaia”, em homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, que faria 106 no dia 19 de outubro. A programação vai até sábado (19), com atrações na Casa de Cultura, no Centro, e no restaurante Jazz Village Bistrô, em Penedo.
Com entrada gratuita, o show de abertura oficial da “II Semana Vinicius de Moraes em Itatiaia” será nesta quarta-feira (16), às 20h, na Casa da Cultura de Itatiaia. O show “VINICIUS DE MORAES...É DEMAIS!” é um espetáculo de música, teatro e poesia e conta com André Whately (Direção e Interpretação), Beto Oliveira (Voz e Violão), Cláudia Martins (Voz), Luis Lima (Percussão) e a participação especial da atriz e cantora Mariana de Moraes, neta de Vinicius de Moraes.
- Receberemos um espetáculo consagrado, são 25 anos de sucesso e em Itatiaia, com a presença especial da Mariana, neta de Vinicius. Além de ser uma ótima opção cultural, um espetáculo de alta qualidade, as pessoas po…