Pular para o conteúdo principal

Vigilância Ambiental orienta a população no caso de aparecimento de animais peçonhentos

A chegada do período de chuvas e as altas temperaturas favorecem o aparecimento de animais peçonhentos. Embora isso possa acontecer durante todo o ano, é preciso redobrar o cuidado para evitar acidentes com os animais que durante essa época procuram lugares secos para se abrigarem, podendo ser encontrados nas proximidades das casas, jardins e parques, tanto em áreas urbanas, quanto rurais.

De acordo com o levantamento realizado pelo Divisão de Zoonoses de Itatiaia, no primeiro trimestre de 2017 houve um aumento de 125% de ocorrências quanto ao aparecimento de serpentes em residências. Já as aranhas aumentaram em 45% e o escorpião 33% no comparativo de janeiro a março de 2016.

- Atualmente, a Cascavel está no topo das chamadas que recebemos, porém ela não é uma espécie nativa o que torna o fato incomum. Nós temos uma parceria com o Instituto Vital Brazil, de Niterói, então após capturarmos o animal enviamos o fluxo para o instituto que irá realizar os procedimentos necessários para a fabricação do soro – explicou Daniele Brasão, bióloga da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

A melhor forma de evitar acidentes é adotar medidas de prevenção, por isso, é essencial que os moradores mantenham suas casas e quintais limpos e organizados, a fim de eliminar os possíveis esconderijos de aranhas, escorpiões e cobras ou de outros animais que integrem a sua cadeia alimentar, como ratos, baratas e cupins.

- O processo de urbanização também tem levado ao aumento da exposição destes animais, por isso, o ideal é manter a residência e seu entorno sempre limpo, inclusive a vasilha em que é colocada ração para o animal de estimação, além de vedar ralos, portas e janelas. Os moradores de área rural também não podem deixar de usar luvas e botas ao entrar em matas ou plantações – esclareceu a bióloga Daniele Brasão.

Registro de acidente este ano

Segunda a Divisão de Zoonoses, nesse ano, Itatiaia registrou duas ocorrências de acidente. A primeira foi no final do ano, em Penedo, e a segunda foi com um turista na Vila Esperança. Devido à ausência do soro em Resende, que é o pólo de referência, a equipe teve que ir buscar o medicamento em outra unidade, porém isso não trouxe complicações ao quadro dos acidentados.

- O mais importante quando se avista o animal é não entrar em contato com ele, tentar isolar o local com uma barreira física e entrar em contato com a Divisão de Zoonoses, ou o Corpo de Bombeiros – comentou a bióloga da Vigilância Ambiental de Itatiaia.

A Divisão de Zoonoses fica funciona junto a Vigilância Ambiental na Avenida dos Expedicionários, 425, Centro, Itatiaia. O telefone para contato é o 3352-4243.

Primeiros Socorros

Em caso de acidente com animais peçonhentos, seguir os passos de primeiros socorros abaixo:

  • Lavar o local da picada com água e sabão
  • Manter o acidentado em repouso. Se a picada for no braço ou na perna, estas extremidades devem ficar levantadas
  • Levar o acidentado imediatamente a unidade de saúde mais próxima. É importante que o tratamento seja rápido e realizado por profissionais de saúde qualificados.


Atenção: 

  • Não amarrar, fazer torniquetes ou garrotes. O garrote impede a circulação do sangue, o que piora a situação.
  • Não colocar folhas, pó de café, fezes ou quaisquer outras substâncias no local da picada, pois podem provocar infecção.
  • Não fazer cortes no local da picada, pois, somados aos efeitos do veneno, podem induzir hemorragias e infecções.
  • Não ingerir bebida alcoólica
Fonte de Consulta: Prefeitura Municipal de Itatiaia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura recebe professores universitários para tratar sobre tombamento de afloramento geológico em Itatiaia

A Secretaria de Planejamento e a Assessoria Especial de Cultura receberam na última quinta-feira (11) professores e mestrandos de faculdades federais do Rio de Janeiro para uma reunião sobre tombamento do afloramento de Itatiaia.
A reunião contou com a presença do representante do Museu Nacional e professor Dr da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renato Ramos, da professora Dra Soraya Carelli da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da professora MS Elisabete Rocha da Universidade UniBH e do geólogo e mestrando da UFRJ, Ricardo Leite.
Durante o encontro foi apresentado o panorama da formação geológica da cidade, indicado os pontos de interesse para receber os painéis interpretativos do projeto ‘Caminhos Geológicos’, apresentado os trabalhos científicos que tem o afloramento como ponto de estudo e pedido o tombamento do local que se caracteriza um campo escola de estudo de rocha sedimentar.
- Nosso objetivo é preservar as riquezas geológicas que tem sumido …

Guarda Municipal reforça o trânsito próximo as cachoeiras do município

Com a chegada do verão,a Guarda Civil Municipal de Itatiaia intensificou o trabalho de ordenamento do trânsito nas estradas próximas aos balneários do município. O motivo foi o aumento do fluxo de veículos na proximidade das cachoeiras mais frequentadas pelos banhistas.
De acordo com o Comandante da Corporação, Edson Bento Expedito, o trabalho de ordenamento vem sendo realizado nas áreas turísticas mais movimentadas, como nas cachoeiras de Penedo, Maromba, Maringá e no balneário na estrada do Parque Nacional.
O comandante explica também que além dos agentes que ficam baseados próximo aos balneários, o trabalho conta com o suporte de motociclistas e de viaturas fazendo a roda permanente.
- Nessa época do ano sabemos que o fluxo de pessoas e de veículos aumenta muito nessas regiões e a finalidade desse trabalho é garantir a fluidez do trânsito nessas áreas. No balneário da Estrada do Parque Nacional contamos com uma viatura e três agentes baseados no local e um pouco mais acima, na localid…

Turismo em Itatiaia contou com realizações importantes em 2017

Algumas ações importantes contribuíram para modificar o cenário do turismo em Itatiaia em 2017. Dentre elas está o trabalho de divulgação da cidade em feiras e eventos realizados pelo país,onde além de divulgar Itatiaia e atrair novos turistas, os representantes da Secretaria Municipal de Turismo trocaram experiências que somaram ao trabalho do município.
Em 2017, as belezas e peculiaridades de Itatiaia foram apresentadas  no  Projeto "Cidades Maravilhosas”, que aconteceu no Rio de Janeiro,no XII Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu e na 45ª edição da Abav Expo Internacional de Turismo, em São Paulo. Itatiaia também foi representada durante Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, realizado na cidade de Vassouras.
O objetivo dos eventos foi aproximar os gestores municipais, estaduais e os representantes da iniciativa privada ligados ao turismo para articular ações e projetos em prol do segmento.
Já no âmbito local, foram destaques realizações da P…