Pular para o conteúdo principal

Posto avançado do Corpo de Bombeiros é inaugurado em Itatiaia

O prefeito Luis Carlos Ypê, participou na tarde desta segunda-feira (27) da inauguração do Posto Avançado de Bombeiro Militar de Itatiaia, que está instalado entre o Hospital Municipal e a 99ª Delegacia de Polícia. Participaram ainda a deputada estadual, Ana Paula Rechuan, o secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, o Coronel Bombeiro Ronaldo Jorge Brito de Alcântara, bombeiros militares, autoridades municipais, secretários municipais, servidores e moradores.

Durante a cerimônia, o prefeito realizou a entrega simbólica da chave da viatura operacional da unidade a comandante do posto avançado de Itatiaia, Evelyn Dias. Em seu discurso, o prefeito, Luis Carlos Ypê contou: “quando assumimos a Prefeitura nossa principal prioridade era trazer desenvolvimento, tanto econômico quanto social para Itatiaia. Trabalhamos para trazer empresas e instituições importantes como o Corpo de Bombeiros para cá. Quando surgiu a oportunidade, garantimos essa área o mais rápido possível para a implantação desse posto avançado. Conquistas como essas ficam como um legado para o município. Para a nossa cidade, que abriga um Parque Nacional, para as empresas e para os moradores, a chegada do Corpo de Bombeiros trará mais segurança e credibilidade ao município. Agradeço a todos os oficiais, a toda a corporação que está aqui hoje. E quero destacar que a Prefeitura estará sempre de portas abertas para apoiar os bombeiros naquilo que precisarem”, afirmou o prefeito.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro Ronaldo Jorge Brito de Alcântara relatou que o fator mais importante da implantação do posto avançado em Itatiaia “será o tempo reposta. “A excelência de um serviço de bombeiros, entre outros fatores passa pelo tempo resposta, que é o tempo que se leva da entrada da solicitação até a efetiva chegada da viatura no local da ocorrência. Atualmente, com este posto de Itatiaia, contamos com 111 unidades operacionais no Estado e atendemos 95% da população fluminense”.

O Comandante relatou ainda que a unidade de Itatiaia contará com uma viatura de combate a incêndio e salvamento de último padrão. Estamos a poucos minutos da entrada do Parque Nacional e por isso já estamos buscando capacitar todos os militares em combate a incêndio florestal e salvamento em montanha. Os cerca de 30 mil habitantes poderão contar com mais esse reforço. É uma honra estarmos na cidade e esperamos que os moradores também sintam-se honrados com nossa presença no município”. 

Para a construção do posto, a administração municipal cedeu um terreno de aproximadamente cinco mil metros quadrados. A escolha do município foi fruto de estudos realizados, dando prioridade às áreas mais sensíveis. O quartel de Itatiaia conta com 24 bombeiros e está a 4,7 km da entrada do Parque Nacional, o que possibilitará mais rapidez no socorro a incêndios florestais. O objetivo é agilizar também o atendimento na Rodovia Presidente Dutra e em toda a cidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itatiaia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura recebe professores universitários para tratar sobre tombamento de afloramento geológico em Itatiaia

A Secretaria de Planejamento e a Assessoria Especial de Cultura receberam na última quinta-feira (11) professores e mestrandos de faculdades federais do Rio de Janeiro para uma reunião sobre tombamento do afloramento de Itatiaia.
A reunião contou com a presença do representante do Museu Nacional e professor Dr da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renato Ramos, da professora Dra Soraya Carelli da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da professora MS Elisabete Rocha da Universidade UniBH e do geólogo e mestrando da UFRJ, Ricardo Leite.
Durante o encontro foi apresentado o panorama da formação geológica da cidade, indicado os pontos de interesse para receber os painéis interpretativos do projeto ‘Caminhos Geológicos’, apresentado os trabalhos científicos que tem o afloramento como ponto de estudo e pedido o tombamento do local que se caracteriza um campo escola de estudo de rocha sedimentar.
- Nosso objetivo é preservar as riquezas geológicas que tem sumido …

Guarda Municipal reforça o trânsito próximo as cachoeiras do município

Com a chegada do verão,a Guarda Civil Municipal de Itatiaia intensificou o trabalho de ordenamento do trânsito nas estradas próximas aos balneários do município. O motivo foi o aumento do fluxo de veículos na proximidade das cachoeiras mais frequentadas pelos banhistas.
De acordo com o Comandante da Corporação, Edson Bento Expedito, o trabalho de ordenamento vem sendo realizado nas áreas turísticas mais movimentadas, como nas cachoeiras de Penedo, Maromba, Maringá e no balneário na estrada do Parque Nacional.
O comandante explica também que além dos agentes que ficam baseados próximo aos balneários, o trabalho conta com o suporte de motociclistas e de viaturas fazendo a roda permanente.
- Nessa época do ano sabemos que o fluxo de pessoas e de veículos aumenta muito nessas regiões e a finalidade desse trabalho é garantir a fluidez do trânsito nessas áreas. No balneário da Estrada do Parque Nacional contamos com uma viatura e três agentes baseados no local e um pouco mais acima, na localid…

Turismo em Itatiaia contou com realizações importantes em 2017

Algumas ações importantes contribuíram para modificar o cenário do turismo em Itatiaia em 2017. Dentre elas está o trabalho de divulgação da cidade em feiras e eventos realizados pelo país,onde além de divulgar Itatiaia e atrair novos turistas, os representantes da Secretaria Municipal de Turismo trocaram experiências que somaram ao trabalho do município.
Em 2017, as belezas e peculiaridades de Itatiaia foram apresentadas  no  Projeto "Cidades Maravilhosas”, que aconteceu no Rio de Janeiro,no XII Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu e na 45ª edição da Abav Expo Internacional de Turismo, em São Paulo. Itatiaia também foi representada durante Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, realizado na cidade de Vassouras.
O objetivo dos eventos foi aproximar os gestores municipais, estaduais e os representantes da iniciativa privada ligados ao turismo para articular ações e projetos em prol do segmento.
Já no âmbito local, foram destaques realizações da P…