Pular para o conteúdo principal

Com planejamento, Administração Regional de Penedo manteve serviços em dia em 2017

Diversos serviços realizados pela Administração Regional de Penedo, ligada a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos,  fizeram a diferença na vida dos moradores da localidade em 2017.Dentre eles estão as intervenções realizadas nas ruas da Fazendinha, que  no mês de março receberam melhorias como aterramento e nivelamento, após alguns trechos do asfalto ter cedido, em decorrência da forte chuvas que atingiu o bairro.

Além da Fazendinha, as ações de melhorias também foram realizadas em trechos da Avenida da Casa Pedras, Avenida das Mangueiras, Avenida Brasil, Avenida Penedo e Três Cachoeiras que receberam tapa-buracos. Em todas as obras a finalidade foi melhorar estrutura e a mobilidade nas vias, além de oferecer comodidade aos moradores e visitantes que trafegam pelos locais.

Assim como as vias, o serviço de abastecimento de água também recebeu atenção especial em 2017 e dentre as intervenções realizadas estão as melhorias na rede de captação de água no Vale do Ermitão e a conclusão da rede do bairro Fazendinha para o abastecimento da parte mais baixa do Centro Comercial de Penedo. Para dar prosseguimento ao serviço, dessa vez na parte alta, área que  abastece a captação do Vale do Ermitão, foram comprados 700 canos para a conclusão da rede.

- Com planejamento conseguimos resolver alguns problemas que atingiam diretamente a população de Penedo. Nossa grande preocupação é atender todas as demandas e mais uma vez reforço que o morador pode nos ajudar fazendo a sua solicitação diretamente no Centro Administrativo do bairro -  disse o Administrador Regional, Orlandino Costa.

Outra ação fundamental realizada em Penedo foi a obra de dragagem do Rio das Pedras, um dos mais importantes do município.  O serviço, uma parceria com o Instituto Estadual do Ambiente – INEA, teve a finalidade de  fazer a manutenção e limpeza do leito e margem do rio, e melhorar o escoamento para minimizar os riscos de inundação,que eram tão comuns no bairro, principalmente nos períodos de chuva intensa.

A dragagem fez parte do Programa “Limpa Rio”, do Governo do Estado, que dispõe de equipamentos especializados e mão de obra qualificada para realização da limpeza e da manutenção dos corpos hídricos de forma contínua. As obras compreenderam  aproximadamente 4 km de comprimento.  Após o serviço em alguns trechos onde havia cerca de  um metro, ou dois, de passagem de água  hoje o rio passou a ter cerca de  6 a 8 metros de largura.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itatiaia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura recebe professores universitários para tratar sobre tombamento de afloramento geológico em Itatiaia

A Secretaria de Planejamento e a Assessoria Especial de Cultura receberam na última quinta-feira (11) professores e mestrandos de faculdades federais do Rio de Janeiro para uma reunião sobre tombamento do afloramento de Itatiaia.
A reunião contou com a presença do representante do Museu Nacional e professor Dr da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renato Ramos, da professora Dra Soraya Carelli da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da professora MS Elisabete Rocha da Universidade UniBH e do geólogo e mestrando da UFRJ, Ricardo Leite.
Durante o encontro foi apresentado o panorama da formação geológica da cidade, indicado os pontos de interesse para receber os painéis interpretativos do projeto ‘Caminhos Geológicos’, apresentado os trabalhos científicos que tem o afloramento como ponto de estudo e pedido o tombamento do local que se caracteriza um campo escola de estudo de rocha sedimentar.
- Nosso objetivo é preservar as riquezas geológicas que tem sumido …

Guarda Municipal reforça o trânsito próximo as cachoeiras do município

Com a chegada do verão,a Guarda Civil Municipal de Itatiaia intensificou o trabalho de ordenamento do trânsito nas estradas próximas aos balneários do município. O motivo foi o aumento do fluxo de veículos na proximidade das cachoeiras mais frequentadas pelos banhistas.
De acordo com o Comandante da Corporação, Edson Bento Expedito, o trabalho de ordenamento vem sendo realizado nas áreas turísticas mais movimentadas, como nas cachoeiras de Penedo, Maromba, Maringá e no balneário na estrada do Parque Nacional.
O comandante explica também que além dos agentes que ficam baseados próximo aos balneários, o trabalho conta com o suporte de motociclistas e de viaturas fazendo a roda permanente.
- Nessa época do ano sabemos que o fluxo de pessoas e de veículos aumenta muito nessas regiões e a finalidade desse trabalho é garantir a fluidez do trânsito nessas áreas. No balneário da Estrada do Parque Nacional contamos com uma viatura e três agentes baseados no local e um pouco mais acima, na localid…

Turismo em Itatiaia contou com realizações importantes em 2017

Algumas ações importantes contribuíram para modificar o cenário do turismo em Itatiaia em 2017. Dentre elas está o trabalho de divulgação da cidade em feiras e eventos realizados pelo país,onde além de divulgar Itatiaia e atrair novos turistas, os representantes da Secretaria Municipal de Turismo trocaram experiências que somaram ao trabalho do município.
Em 2017, as belezas e peculiaridades de Itatiaia foram apresentadas  no  Projeto "Cidades Maravilhosas”, que aconteceu no Rio de Janeiro,no XII Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu e na 45ª edição da Abav Expo Internacional de Turismo, em São Paulo. Itatiaia também foi representada durante Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, realizado na cidade de Vassouras.
O objetivo dos eventos foi aproximar os gestores municipais, estaduais e os representantes da iniciativa privada ligados ao turismo para articular ações e projetos em prol do segmento.
Já no âmbito local, foram destaques realizações da P…