Pular para o conteúdo principal

VI Circuito Caminhadas na Natureza - Serrinha do Alambari

A sexta edição do evento Caminhadas na Natureza acontece na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serrinha do Alambari, em Resende, no próximo dia 20 de setembro, domingo, a partir das 08 horas.

O evento será realizado pela ONG Crescente Fértil, com patrocínio da Nova Dutra, por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, e apoio da Prefeitura de Resende, através das secretarias municipais de Turismo e de Esporte e Lazer, em parceria com a entidade Anda Brasil - Confederação Brasileira de Esportes Populares, caminhadas na natureza e inclusão social.

Segundo o secretário de turismo Antônio Leão, a caminhada é aberta a um público abrangente: jovens, adultos, melhor idade e pessoas com algum grau de necessidade especial, seja em grupos ou sozinhos. Trata-se, desta forma, de um evento inclusivo e democrático.

Embora não apresente caráter competitivo, a "Caminhadas na Natureza" é reconhecida como esporte popular. Apresenta como fins a contemplação da natureza, a valorização da vida rural, a integração social e o incentivo à melhoria da qualidade de vida. Nesta edição na Serrinha do Alambari, ela será realizada em circuito sinalizado, com percurso total de 10 km. O evento terá como base (Posto 1) a Praça da Serrinha, de onde os participantes sairão em caminhada rumo a Trilha do Tatu.

Durante a caminhada, 3 postos de controle são alocados para apoiar os participantes. No Posto 1 - localizado no início da caminhada - os participantes preenchem a ficha de inscrição e recebem cartão de participação (controle de saída e chegada). Aí ficam disponíveis informações sobre o circuito e são distribuídos os brindes, água, frutas, etc.

Além de receberem croquis com o percurso a ser realizado, os caminhantes serão acompanhados por monitores locais durante todo o evento. Nos postos 2 e 3, dispostos em locais estratégicos, os participantes recebem carimbos que comprovam sua passagem por todo o percurso. Ao final deste, recebem o carimbo do evento. As inscrições podem ser feitas pelo site www.caminhadas.info ou pelo e-mail caminhadasnatureza.resende@gmail.com

As "Caminhadas na Natureza", credenciadas pelo IVV, Federação Internacional dos Esportes Populares, são praticadas em mais de 6 mil circuitos por 16 milhões de caminhantes em 39 países do mundo. A Anda Brasil é responsável pelo credenciamento, organização e promoção dos circuitos de Caminhada na Natureza nas cinco regiões do Brasil. Em Resende, já foram realizadas cinco edições dessa caminhada, todas elas na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serrinha do Alambari.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura inicia cadastramento de produtores de cultura e artes

A Assessoria Especial de Cultura iniciou nesta quinta-feira (25), o cadastramento dos produtores de cultura e artes e dos artesãos de todo o município. A inscrição é realizada na Casa da Cultura, no Centro, e o objetivo é fazer um levantamento para obter um melhor conhecimento quantitativo e qualitativo da cidade.Segundo a Assessoria, os dados obtidos também permitirão a organização de encontros e debates. O Assessor de Cultura, Rafael Fioratto, explica que já foi realizado um cadastramento dos artesãos pela Assessoria Especial de Cultura e dos produtores de cultura e artes, pelo Conselho de Cultura, durante os fóruns realizados na cidade,porém, a Prefeitura quer dar continuidade a esse trabalho. Para fazer o cadastro os produtores de cultura e artes podem comparecer pessoalmente ou acessar o link  https://goo.gl/forms/YdllDf5KSRvEMJQa2 . Já os artesão precisam comparecer a Casa da Cultura para efetuar a inscrição. Além do cadastro municipal na Unidade Cultural, os interessados

Penedo tem novos procedimentos para a entrada de vans e ônibus de turismo

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo divulgou os novos procedimentos para a entrada de ônibus e vans de turismo em Penedo. As orientações que vem sendo repassadas aos condutores desde o último fim de semana (19 e 20), tem como objetivo promover o ordenamento do transito. De acordo com a secretária de Turismo, Roberta Dias, as alternativas para melhorar o fluxo do transito no bairro, bem como as soluções para os estacionamentos destes transportes e a forma de divulgação de informações aos condutores, foram definidos durante reunião realizada na semana passada com representantes das secretarias de Turismo, Ordem Pública e suas divisões (Guarda Municipal e DETRA – Divisão Executiva de Trânsito) e do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Itatiaia. Os novos procedimentos prevêem o estabelecimento de locais específicos para embarque e desembarque, estacionamento e manobra, bem como cadastramento dos motoristas, empresas de ônibus e guias de turismo profissi

Casa da Cultura de Itatiaia recebe show "Vinícius de Moraes é demais!", nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira (16), na Casa da Cultura de Itatiaia, a II “Semana Vinicius de Moraes em Itatiaia”, em homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, que faria 106 no dia 19 de outubro. A programação vai até sábado (19), com atrações na Casa de Cultura, no Centro, e no restaurante Jazz Village Bistrô, em Penedo. Com entrada gratuita, o show de abertura oficial da “II Semana Vinicius de Moraes em Itatiaia” será nesta quarta-feira (16), às 20h, na Casa da Cultura de Itatiaia. O show “VINICIUS DE MORAES...É DEMAIS!” é um espetáculo de música, teatro e poesia e conta com André Whately (Direção e Interpretação), Beto Oliveira (Voz e Violão), Cláudia Martins (Voz), Luis Lima (Percussão) e a participação especial da atriz e cantora Mariana de Moraes, neta de Vinicius de Moraes. - Receberemos um espetáculo consagrado, são 25 anos de sucesso e em Itatiaia, com a presença especial da Mariana, neta de Vinicius. Além de ser uma ótima opção cultural, um espetáculo de alta qualidade, a