Pular para o conteúdo principal

Formatura do Curso de Monitor de Ecoturismo em Visconde de Mauá

No dia 10 de dezembro às 09:30 horas, será realizada a Formatura do Curso de Monitor de Ecoturismo, no restaurante Cabana do Falcoeiro no shopping Aldeia dos Imigrantes, em Visconde de Mauá.

O Curso de Monitor de Ecoturismo de Resende foi realizado pela Prefeitura de Resende, através de uma parceria entre a Agência do Meio Ambiente do Município de Resende (AMAR) e a Secretaria Municipal de Turismo. Este projeto contou também com o apoio da Mauatur (Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá), Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN), Grupo Excursionista da Serrinha (GESA), Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, APA da Serra da Mantiqueira, Parque Nacional do Itatiaia e Parque Estadual da Pedra Selada.

O Curso teve duração de quatro meses, com carga horária de 120 horas, e incluiu aulas práticas e teóricas nas quais os alunos receberam noções de Montanhismo, História e Geografia Regional, Orientação e Navegação, Legislação Ambiental, Empreendedorismo, Turismo e Primeiros Socorros.

As aulas teóricas foram ministradas no Salão da Igreja São Lourenço, no Lote 10, em Visconde de Mauá. As aulas práticas foram realizadas nos principais atrativos da região, através de excursões na Pedra Selada, Cachoeira do Santuário, Pedra da Boca do Sapo e Pedra da Gávea, em Visconde de Mauá; trilhas da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serrinha e no Morro do Couto, Pedra do Altar e Prateleiras, no Planalto do Parque Nacional do Itatiaia.

Segundo a coordenadora do projeto, Adriana Santos, "além de orientar os turistas que visitam a região, os monitores realizam levantamento e diagnóstico dos atrativos naturais e fazem o mapeamento e monitoramento do uso das trilhas, no intuito de minimizar os impactos ambientais causados pela visitação pública".

"Os monitores vão atuar principalmente conduzindo visitantes nas trilhas do Parque Estadual da Pedra Selada e da APA da Serra da Mantiqueira, na região de Visconde de Mauá", diz a coordenadora.

Em 2013, o projeto formou uma turma de monitores para atuar na Área de Proteção Ambiental da Serrinha e, em 2015, formará uma nova turma para atuar na Área de Proteção Ambiental de Engenheiro Passos, além de um novo grupo em Visconde de Mauá.

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo de Resende


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura inicia cadastramento de produtores de cultura e artes

A Assessoria Especial de Cultura iniciou nesta quinta-feira (25), o cadastramento dos produtores de cultura e artes e dos artesãos de todo o município. A inscrição é realizada na Casa da Cultura, no Centro, e o objetivo é fazer um levantamento para obter um melhor conhecimento quantitativo e qualitativo da cidade.Segundo a Assessoria, os dados obtidos também permitirão a organização de encontros e debates. O Assessor de Cultura, Rafael Fioratto, explica que já foi realizado um cadastramento dos artesãos pela Assessoria Especial de Cultura e dos produtores de cultura e artes, pelo Conselho de Cultura, durante os fóruns realizados na cidade,porém, a Prefeitura quer dar continuidade a esse trabalho. Para fazer o cadastro os produtores de cultura e artes podem comparecer pessoalmente ou acessar o link  https://goo.gl/forms/YdllDf5KSRvEMJQa2 . Já os artesão precisam comparecer a Casa da Cultura para efetuar a inscrição. Além do cadastro municipal na Unidade Cultural, os inte...

Guarda Municipal reforça o trânsito próximo as cachoeiras do município

Com a chegada do verão, a Guarda Civil Municipal de Itatiaia intensificou o trabalho de ordenamento do trânsito nas estradas próximas aos balneários do município. O motivo foi o aumento do fluxo de veículos na proximidade das cachoeiras mais frequentadas pelos banhistas. De acordo com o Comandante da Corporação, Edson Bento Expedito, o trabalho de ordenamento vem sendo realizado nas áreas turísticas mais movimentadas, como nas cachoeiras de Penedo, Maromba, Maringá e no balneário na estrada do Parque Nacional. O comandante explica também que além dos agentes que ficam baseados próximo aos balneários, o trabalho conta com o suporte de motociclistas e de viaturas fazendo a roda permanente. - Nessa época do ano sabemos que o fluxo de pessoas e de veículos aumenta muito nessas regiões e a finalidade desse trabalho é garantir a fluidez do trânsito nessas áreas. No balneário da Estrada do Parque Nacional contamos com uma viatura e três agentes baseados no local e um pouco...

Primeira etapa das obras da BR-485, estrada do Parque Nacional, foi concluída

A primeira parte das obras de recuperação e restauração da BR - 485 (Estrada do Parque – Wanderbilt Duarte de Barros), que consiste no trecho da Portaria do Parque Nacional do Itatiaia até a ponte do Conora, foi concluída na última semana. A obra está sendo realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do CREMA - Contrato de Restauração e Manutenção, que é desenvolvido a partir do Programa de Restauração e Descentralização de Rodovias Federais. O serviço, que teve início em setembro, prevê a drenagem, o recapeamento  e um novo asfalto em algumas partes ,além  do processo de manutenção e conservação, conforme explica o secretário de Planejamento, Carlos César Aires.  - Hoje as obras estão vindo de dentro do Parque Nacional em direção a parte urbana da cidade. Toda ação realizada é um trabalho técnico que está pensando também na captação das águas pluviais. Essa é uma obra de dois...