Pular para o conteúdo principal

Vigilância Ambiental orienta a população no caso de aparecimento de animais peçonhentos

A chegada do período de chuvas e as altas temperaturas favorecem o aparecimento de animais peçonhentos. Embora isso possa acontecer durante todo o ano, é preciso redobrar o cuidado para evitar acidentes com os animais que durante essa época procuram lugares secos para se abrigarem, podendo ser encontrados nas proximidades das casas, jardins e parques, tanto em áreas urbanas, quanto rurais.

De acordo com o levantamento realizado pelo Divisão de Zoonoses de Itatiaia, no primeiro trimestre de 2017 houve um aumento de 125% de ocorrências quanto ao aparecimento de serpentes em residências. Já as aranhas aumentaram em 45% e o escorpião 33% no comparativo de janeiro a março de 2016.

- Atualmente, a Cascavel está no topo das chamadas que recebemos, porém ela não é uma espécie nativa o que torna o fato incomum. Nós temos uma parceria com o Instituto Vital Brazil, de Niterói, então após capturarmos o animal enviamos o fluxo para o instituto que irá realizar os procedimentos necessários para a fabricação do soro – explicou Daniele Brasão, bióloga da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

A melhor forma de evitar acidentes é adotar medidas de prevenção, por isso, é essencial que os moradores mantenham suas casas e quintais limpos e organizados, a fim de eliminar os possíveis esconderijos de aranhas, escorpiões e cobras ou de outros animais que integrem a sua cadeia alimentar, como ratos, baratas e cupins.

- O processo de urbanização também tem levado ao aumento da exposição destes animais, por isso, o ideal é manter a residência e seu entorno sempre limpo, inclusive a vasilha em que é colocada ração para o animal de estimação, além de vedar ralos, portas e janelas. Os moradores de área rural também não podem deixar de usar luvas e botas ao entrar em matas ou plantações – esclareceu a bióloga Daniele Brasão.

Registro de acidente este ano

Segunda a Divisão de Zoonoses, nesse ano, Itatiaia registrou duas ocorrências de acidente. A primeira foi no final do ano, em Penedo, e a segunda foi com um turista na Vila Esperança. Devido à ausência do soro em Resende, que é o pólo de referência, a equipe teve que ir buscar o medicamento em outra unidade, porém isso não trouxe complicações ao quadro dos acidentados.

- O mais importante quando se avista o animal é não entrar em contato com ele, tentar isolar o local com uma barreira física e entrar em contato com a Divisão de Zoonoses, ou o Corpo de Bombeiros – comentou a bióloga da Vigilância Ambiental de Itatiaia.

A Divisão de Zoonoses fica funciona junto a Vigilância Ambiental na Avenida dos Expedicionários, 425, Centro, Itatiaia. O telefone para contato é o 3352-4243.

Primeiros Socorros

Em caso de acidente com animais peçonhentos, seguir os passos de primeiros socorros abaixo:

  • Lavar o local da picada com água e sabão
  • Manter o acidentado em repouso. Se a picada for no braço ou na perna, estas extremidades devem ficar levantadas
  • Levar o acidentado imediatamente a unidade de saúde mais próxima. É importante que o tratamento seja rápido e realizado por profissionais de saúde qualificados.


Atenção: 

  • Não amarrar, fazer torniquetes ou garrotes. O garrote impede a circulação do sangue, o que piora a situação.
  • Não colocar folhas, pó de café, fezes ou quaisquer outras substâncias no local da picada, pois podem provocar infecção.
  • Não fazer cortes no local da picada, pois, somados aos efeitos do veneno, podem induzir hemorragias e infecções.
  • Não ingerir bebida alcoólica
Fonte de Consulta: Prefeitura Municipal de Itatiaia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura inicia cadastramento de produtores de cultura e artes

A Assessoria Especial de Cultura iniciou nesta quinta-feira (25), o cadastramento dos produtores de cultura e artes e dos artesãos de todo o município. A inscrição é realizada na Casa da Cultura, no Centro, e o objetivo é fazer um levantamento para obter um melhor conhecimento quantitativo e qualitativo da cidade.Segundo a Assessoria, os dados obtidos também permitirão a organização de encontros e debates. O Assessor de Cultura, Rafael Fioratto, explica que já foi realizado um cadastramento dos artesãos pela Assessoria Especial de Cultura e dos produtores de cultura e artes, pelo Conselho de Cultura, durante os fóruns realizados na cidade,porém, a Prefeitura quer dar continuidade a esse trabalho. Para fazer o cadastro os produtores de cultura e artes podem comparecer pessoalmente ou acessar o link  https://goo.gl/forms/YdllDf5KSRvEMJQa2 . Já os artesão precisam comparecer a Casa da Cultura para efetuar a inscrição. Além do cadastro municipal na Unidade Cultural, os interessados

Penedo tem novos procedimentos para a entrada de vans e ônibus de turismo

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo divulgou os novos procedimentos para a entrada de ônibus e vans de turismo em Penedo. As orientações que vem sendo repassadas aos condutores desde o último fim de semana (19 e 20), tem como objetivo promover o ordenamento do transito. De acordo com a secretária de Turismo, Roberta Dias, as alternativas para melhorar o fluxo do transito no bairro, bem como as soluções para os estacionamentos destes transportes e a forma de divulgação de informações aos condutores, foram definidos durante reunião realizada na semana passada com representantes das secretarias de Turismo, Ordem Pública e suas divisões (Guarda Municipal e DETRA – Divisão Executiva de Trânsito) e do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Itatiaia. Os novos procedimentos prevêem o estabelecimento de locais específicos para embarque e desembarque, estacionamento e manobra, bem como cadastramento dos motoristas, empresas de ônibus e guias de turismo profissi

Casa da Cultura de Itatiaia recebe show "Vinícius de Moraes é demais!", nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira (16), na Casa da Cultura de Itatiaia, a II “Semana Vinicius de Moraes em Itatiaia”, em homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, que faria 106 no dia 19 de outubro. A programação vai até sábado (19), com atrações na Casa de Cultura, no Centro, e no restaurante Jazz Village Bistrô, em Penedo. Com entrada gratuita, o show de abertura oficial da “II Semana Vinicius de Moraes em Itatiaia” será nesta quarta-feira (16), às 20h, na Casa da Cultura de Itatiaia. O show “VINICIUS DE MORAES...É DEMAIS!” é um espetáculo de música, teatro e poesia e conta com André Whately (Direção e Interpretação), Beto Oliveira (Voz e Violão), Cláudia Martins (Voz), Luis Lima (Percussão) e a participação especial da atriz e cantora Mariana de Moraes, neta de Vinicius de Moraes. - Receberemos um espetáculo consagrado, são 25 anos de sucesso e em Itatiaia, com a presença especial da Mariana, neta de Vinicius. Além de ser uma ótima opção cultural, um espetáculo de alta qualidade, a