terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Itatiaia recebe a nota máxima e entra para a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro

Itatiaia recebeu a nota máxima na nova edição do Mapa do Turismo Brasileiro. A reclassificação, na qual o município,  juntamente com as cidades Macaé e Petrópolis receberam nota A, foi divulgada na última semana (dia 21) pelo Ministério do Turismo.

O Mapa do Turismo é um mecanismo importante de orientação do cidadão no acompanhamento do desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas do setor e direcionamento de verbas federais.

Divulgado anualmente, o Mapa avalia critérios como o número de empregos gerados pelo setor de turismo, a quantidade de hotéis, pousadas e outros tipos de estabelecimento e as previsões de fluxo de visitantes brasileiros e estrangeiros.Levando em consideração os desempenhos as cidades são divididos por letras, que vão de A a E, e aquelas que obtém classificação entre A e D têm facilidades na hora da liberação de recursos para organização de  eventos voltados para a área de turismo.

 - Ficamos muito felizes com a reclassificação porque sabemos que ajudará bastante no trabalho de desenvolvimento do turismo local , como por exemplo na vinda de novos visitantes e na continuidade e aperfeiçoamento das ações realizadas - disse o Secretário de Turismo, Alexandre Resende.

Para o Prefeito de Itatiaia, Eduardo Guedes, a iniciativa vai fazer com que se tenha maior competitividade entre os municípios e torna a cidade de Itatiaia ainda mais evidente no cenário turístico.

- Sabemos que temos muito que melhorar no nosso município, principalmente em questão de infraestrutura, mas nos enche de orgulho ser referência para destinos turísticos. A classificação traz critérios claros para orientar o uso de recursos do Ministério do Turismo. Assim, poderemos fazer isso de forma mais assertiva, otimizada. E será também importante para a implementação de políticas específicas na cidade de Itatiaia relacionada ao turismo. É também um primeiro passo para atuarmos localmente com maior eficiência para o desenvolvimento da indústria turística, já que terão sua atuação sob avaliação do Ministério do Turismo – declara o Prefeito, Eduardo Guedes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itatiaia


Nenhum comentário:

Postar um comentário